REDESIGN: Tudo o que você precisa saber

Redesign
15 fev, 2018 0

Será que está na hora do redesign entrar em ação?

Em uma tradução direta redesign significa redesenhar, ou seja reformular algo. Ele é um artifício usado para  atrair e renovar uma marca, e até incorporar novas técnicas.

Essa reforma pode ser necessária quando o mercado muda, surgem novos interesses ou até para melhorar algum erro cometido na identidade atual.

A área de identidade visual pode ser considerada um dos campos mais concorridos do design gráfico. Existe muito a se fazer, mas poucos fazem com excelência. Criar um identidade que irá caminhar com o cliente por muitos anos deve ser fruto de uma estrutura no mínimo fantástica!

Mas, até as coisas fantásticas tem seus valores diminuídos com o tempo, e é aí que entra o redesign.  

 

Não confunda

Rebranding pode até parecer a mesma coisa, mas está um pouco além do redesign. Ele envolve muitas mudanças, desde novas estratégias de divulgação, a reposicionamento no mercado visando uma nova filosofia, missão e valores. Ou seja, mudanças no gerenciamento da marca.

Aqui, na Pixel, nós trabalhamos para atender o cliente da melhor maneira e posicioná-lo no mercado apenas com o necessário. O redesign (ou rebranding — quando necessário), deve ser uma forma de estudo. Não direcionada apenas a estética, mas também ao posicionamento da empresa, estrutura de informações e diversos componentes importantes.

 

É hora de mudar

O mercado está em constante e profunda mudança, hoje tudo se altera como se bastasse o dia virar noite. Esse acaba sendo um gatilho para que as empresas também pensem em mudanças, ainda que não façam ideia do que mudar ou que consigam um projeto que faça a diferença.

A mudança costuma ser bem mais complicada que uma nova criação. O cliente sempre quer algo novo e diferente, mas não quer ver sua marca descaracterizada. Então trouxemos alguns questionamentos para ajudar a decidir se é o momento ou não para uma repaginada na sua identidade.

 

Existem dúvidas

Se você está pensando que sua identidade não está mais funcionando como antes, talvez seja hora de sentar e analisar: quais fatores trouxeram esse pensamentos? O que eu vejo que não me agrada como antes?

 

Seus clientes estão se distanciando

O principal papel da identidade é se comunicar com seus clientes, e se ao invés de se aproximar, eles estão se distanciando ou deixando de entender o real motivo da empresa, é hora de mudar.

 

Algumas coisas mudaram

Certas vezes quando damos início a um empreendimento, a identidade não é a coisa mais importante. Por isso com o passar do tempo percebemos que sim, ela pode — e faz diferença.

 

Parece uma bagunça

Você tem a sensação de olhar para sua identidade e ver tudo bagunçado, linhas sobrando ou ícones faltando. O seu público pode ter a mesma visão.

Se ao analisar esses pontos, algum for verdadeiro, esse pode ser um momento propício para um redesign.

 

Não se precipite

Mas não se precipite, talvez você não precise necessariamente de um redesign, ou simplesmente não está enxergando as coisas como elas são.

 

Como está seu plano de negócios?

Se você está há algum tempo no mercado já sabe como anda seu plano de negócios, e se não sabe pode ser esse o motivo de pensar que precisa alterar algo na marca. O projeto da sua empresa precisa dizer exatamente quais são seus objetivos, clientes e mercado.

 

Quero o que meu concorrente tem

Se está pensando em um redesign porque um concorrente fez ou por que acha que sua marca não está parecida com a dos outros está errado! É bom acompanhar a concorrência, mas querer ficar igual a ela é quase um pecado. Sua empresa com certeza tem algo único e é isso que deve ser valorizado.

 

Cuidado com o cansaço

Se o seu mercado está cansativo, ou você acha que sua empresa não caminha, esse não é o momento do redesign. Talvez seja o momento de pensar em tudo, um rebranding que vai fazer seus ânimos voltarem a ativa.

 

Conclusão

Se ainda não ficou muito claro essa coisa de redesign, aqui vai um exemplo que você provavelmente viu acontecer e caso não tenha visto vai conhecer agora.  

Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos entre seus usuários.

REDESIGN INSTAGRAM

Quando começaram o processo de redesign do Instagram foi pedido aos funcionários para que redesenhassem o logo de cabeça, e entre todos os detalhes perdidos, sempre restava o desenho da câmera.

É justamente por isso que o redesign do Instagram manteve apenas os traços que remetem a câmera (e apesar de todo mundo já ter superado —a gente espera— é uma pena que tenha sido finalizado com esse gradiente.

Preciso lembrar que uma identidade visual vai muito além de um logo! Ela representa toda uma história e faz conexão com diversos clientes. E é o não conhecimento desse conceito que gera logotipos e redesigns baratos e ruins. 

Quando você entende o real conceito de branding, é que você entende o que vai ser a marca perfeita para seu público.

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Autora Jady Caroline

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