MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL: O que você sabe sobre isso?

Manual de identidade visual
20 fev, 2018 0

Manual de identidade visual: o que é e para quê serve?

Que toda empresa deve ter uma identidade visual nós já sabemos, mas será que toda identidade tem um manual? Se todas tem, eu não sei, mas que todas deveriam ter eu tenho certeza. O manual de identidade visual é tão importante quanto a identidade em si. Vou explicar o motivo, vem comigo? 🙂

Quando criamos uma identidade visual, estamos criando a identificação da marca com seu público, seria justo ficar tudo na cabeça de quem criou? Não! É por isso que existe o manual.

O manual de identidade visual é um documento técnico que padroniza, especifica e recomenda normas para utilização da marca em vários meios de comunicação para que o conjunto de elementos visuais que representam a marca sejam sempre respeitados, garantindo assim, uma conformidade uniforme.

Em outras palavras, é o documento que vai guiar o profissional de design na criação de qualquer projeto que leve a marca da empresa futuramente. Você deve está se perguntando porque, já que quem criou sabe como usar. É aí que entra o “x” da questão. Nem sempre quem criou a identidade será o profissional que desenvolverá os projetos futuros da marca. Também devemos considerar que a direção da empresa pode mudar, então quem intermediou e participou no desenvolvimento da identidade nem sempre será a mesma em outros projetos.

 

Porque criar um manual de identidade visual?

Imagine o seguinte cenário: você está pesquisando por determinado produto ou serviço. Após encontrar uma marca que fornece o que você precisa, você vai fazer uma pesquisa sobre ela para decidir se vai ou não contratá-la. Durante a pesquisa você encontra o site usando fundo amarelo com o logotipo azul. Na página do Facebook o logotipo é verde. Você não consegue perceber uma padronização nos elementos visuais. No mínimo, você vai achar estranho e isso poderá afetar na sua decisão de compra. É isso que as empresas devem evitar! O consumidor deve ter uma visão clara da marca ao pensar nela, e com certeza, a identidade é fator primordial.

Para que essa clareza seja atingida, é necessário ter o manual para orientar e instruir o designer ou equipe de designers, nas mais diversas situações, afinal, o objetivo é construir uma imagem sólida e única da marca.

 

Quando criar um manual?

Essa pergunta assombra muitos profissionais. A resposta é: depende. Sim, eu disse que toda identidade deve ter um manual, e continuo afirmando que sim, mas podem existir projetos que não seja necessário, por exemplo: um evento. Dependendo do contexto, um evento de 1 dia não tem necessidade de um manual.

Quando o assunto for identidade corporativa, aí muda a conversa. Nesse caso é essencial ter o manual.

 

O que deve conter um manual?

O manual de identidade visual pode ser digital ou impresso. O meio mais utilizado é o digital (PDF). É recomendado usar fundo branco para não prejudicar e legibilidade. Um manual básico normalmente conterá as seguintes páginas:

  • Capa
  • Apresentação
  • Sumário
  • Estrutura do logotipo
  • Grid do logotipo
  • Área de respiro do logotipo
  • Formas certas de aplicar o logotipo
  • Formas proibidas de aplicar o logotipo
  • Tipografia
  • Cores

 

Capa

É a porta de entradas. É importante que desde aqui seja seguido um visual coerente com a identidade da marca.

Manual de identidade visual - Capa do manual da Fiat
Capa do manual da Fiat

 

Apresentação

Uma breve apresentação sobre o projeto.

Manual de identidade visual - Apresentação do manual da Fiat
Apresentação do manual da Fiat.

 

Sumário

Um sumário com os tópicos do manual.

Manual de identidade visual - Sumário do manual da Fiat
Sumário do manual da Fiat

 

Estrutura do logotipo

Elementos que compõe o logotipo como símbolos, grafismos, ícones, tipografias, etc.

Manual de identidade visual - Elementos que compõe o logotipo da Fiat
Elementos que compõe o logotipo da Fiat

 

Grid do logotipo

Grid ou “malha” que foi utilizado para criar o logotipo.

Manual de identidade visual - Grid do logotipo da Uber
Grid do logotipo da Uber

 

Área de respiro do logotipo

Espaçamento que deve ser respeitado entre o logotipo e informações ao redor.

Manual de identidade visual - Espaçamento para respiro do logotipo da Uber
Espaçamento para respiro do logotipo da Uber

 

Aplicações do logotipo

Todas as formas corretas de aplicar o logotipo em situações diversas.

Manual de identidade visual - Aplicação da identidade do twitter na timeline
Aplicação da identidade do twitter na timeline

 

Aplicações proibidas do logotipo

Todas as formas erradas de aplicar o logotipo em situações diversas.

Manual de identidade visual - Exemplos do que NÃO se deve fazer com o logotipo da Uber
Exemplos do que NÃO se deve fazer com o logotipo da Uber

 

Tipografia

Família tipográfica escolhida para fazer parte da identidade visual.

Manual de identidade visual - Família tipográfica escolhida na identidade da Fiat
Família tipográfica escolhida na identidade da Fiat

 

Cores

Escala de cores RGB, CMYK e Pantone que serão utilizadas na identidade visual.

Manual de identidade visual - Escala de cores utilizados na identidade da Fiat
Escala de cores utilizados na identidade da Fiat

Lembrando que este é um “resumo” de um manual básico, existem manuais somente com isso, com menos e mais tópicos. Tudo vai variar de projeto para projeto, conforme a necessidade de cada um.

Portanto, a melhor opção é analisar caso a caso e desenvolver um manual que seja coerente com a identidade visual da marca.

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Autor Péricles Christian

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