Crazy Eights: um método louco!

Crazy Eights ferramentas
12 dez, 2017 1

Crazy Eights: Conheça essa incrível técnica para projetos com curto prazo

Loucura, loucura galera! O post de hoje é para colocar todo mundo para trabalhar umas oito vezes em uma única tarefa haha, vamos falar de Crazy Eights!

 

gif crazy eights

 

Quando aparecer um projeto que precisa ser entregue em um prazo muito curto de tempo, e  aquela inspiração não vir junto, pode usar esse método que alguma coisa boa vai sair.

O Crazy Eights, técnica adaptada do gamestorming (6-8-10) e já bastante utilizada no design thinking serve para muitas áreas de criação, ela funciona como uma divisora de águas entre a ideação projeto e a conclusão do mesmo.

É um exercício de esboço rápido, em 8 minutos as pessoas precisam esboçar 8 ideias (8 idéias distintas, não 8 variações ou 8 etapas de uma idéia). O objetivo é sair da sua primeira ideia, que muitas vezes não é a mais inovadora, e com isso encontrar melhores soluções para o seu desafio.

Tá bom que no início parece intimidante,

“Whattt ??? Vou fazer 8 esboços em 8 minutos?? NÃO VAI DAR!!!”

HAHA, fica tranquilo, eles não precisam ser perfeitos ou bonitos, eles só precisam mostrar a sua ideia. Crazy-8 é pra ser rápido e funcional, a perfeição vem depois.

 

Então, vamos aprender:

 

  • Você precisa de um cronômetro, que te avise ao final de 8 minutos
  • Pegue seu kit cria-vivência (são nossas ferramentas de criação que nos fazem sobreviver), incluindo papel A4, marcadores/canetas e post-its
  • Cada pessoa recebe uma folha de papel A4 e precisa dividi-lá em oito caixas. Mas se quiser algo mais prático, a gente tem um  modelo de download grátis Crazy 8!
  • O grupo tem que esboçar 8 idéias, em 8 minutos. Não precisa ser cheio de detalhes
  • Quando o cronômetro marcar 8 minutos, todos têm que parar de desenhar

*Uma dica boa é fazer duas rodadas, para que na segunda os participantes sejam forçados a ir além do óbvio.

Depois dessa maratona é bom que cada um escolha duas ou três das suas melhores ideias e:

  • Apresentem ao grupo
  • O grupo pode votar nas ideias favoritas
  • E cada um tem mais três minutos para desenvolver a ideia que votou como favorita

 

O objetivo central do Crazy Eights é gerar o maior número de ideias possíveis em um curto espaço de tempo. É claro que é preciso se manter concentrado na qualidade da ideia, e não somente na quantidade.

As ideias mais votadas sempre podem ganhar um espaço maior no projeto, e claro: elas possivelmente serão melhores do que se você tivesse usado a primeira ideia que apareceu.

Se você utilizar essa técnica conta pra gente aqui embaixo. E não esquece também de falar se já conhecia ou se acabou de descobrir.

Se quiser receber mais conteúdos é só se cadastrar na nossa Newsletter, ou como gostamos de chamar Pixletter.

Fale com nossa equipe, dê uma sugestão ou tire alguma dúvida.

Autora Jady Caroline

Compartilhar nas redes sociais: