Briefing: o melhor amigo do designer

Briefing
27 fev, 2018 0

Briefing: Aprenda tudo para criar boas experiências com seu cliente!

Com certeza você já deve ter ouvido falar em briefing. Seja você um designer ou uma pessoa que precisa contratar um serviço deste meio, você já se deparou com um briefing; mas você sabe o que é e porque é tão importante? Neste post explicarei isso e um pouco mais, vem comigo! 🙂

O briefing é um documento com perguntas, elaborado pelo profissional para compreender o problema do cliente,  é como uma entrevista e com base nas respostas do cliente é que o profissional vai entender o problema e pensar em uma solução.

Quando produzido corretamente, o briefing tem o poder de diminuir a “refação” do projeto, pois conhecendo o produto (e o cliente) é possível evitar erros bobos que acontecem quando não temos as informações necessárias. Além disso ele é a melhor maneira para alinhar as expectativas em relação ao projeto que deverá ser desenvolvido.

 

Por que o briefing é muito importante?

Sem o briefing fica impossível desenvolver qualquer projeto. Imagine a seguinte situação: você decide viajar para um lugar que nunca foi antes, portanto, você não conhece nada neste lugar. Imagine como seria chegar até o local e aproveitar seus pontos turísticos, bem difícil, não é mesmo? Certamente você ficaria perdido uma ou mais vezes, e então, o que poderia levar minutos, acaba se transformando em horas. Agora, se você faz uma pesquisa dos lugares que deseja conhecer e traça uma rota antes de ir, você evita perder tempo,  você tem uma direção para seguir.

Saber como chegar até ao objetivo. Isso é fundamental no desenvolvimento de qualquer projeto.

O briefing vai ajudar a entender e resolver o problema do cliente, será o “guia” durante o desenvolvimento. Não importa o projeto, seja a concepção de uma identidade visual, um site, um livro e até mesmo projetos de outras áreas, o peso do briefing será o mesmo.

Reunião é uma ótima forma de fazer briefing
Reunião é uma ótima forma de fazer briefing

O que um bom briefing deve conter?

Cada projeto é único, então podem haver variações de briefing conforme o projeto e a demanda, mas de uma forma geral, todo bom briefing deve conter:

  • Contato do responsável
  • Informações do cliente/empresa
  • Informações do produto/serviço do cliente
  • Objetivo do projeto
  • Perfil do público-alvo
  • Panorama do mercado atual
  • Objeções
  • Prazo

 

Contato do responsável

Dados básicos de contato com o intermediador do projeto na empresa: nome, telefone, e-mail e cargo são suficientes.

 

Informações do cliente/empresa

História, missão e valores são algumas das informações que podem vir nesta seção. Através dessas informações é possível compreender a cultura da empresa. Essa compreensão ajuda a pensar como o cliente e consequentemente entender o problema dele.

 

Informações do produto/serviço do cliente

O que o produto/serviço faz, descrição detalhada, diferencial em relação aos concorrentes, adjetivos e conceitos da marca, etc. Tudo o que for essencial para entender o produto ou serviço.

 

Objetivo do projeto

O que realmente o cliente quer? Nem sempre é fácil responder essa pergunta, mas ela é essencial. É importante alinhar as expectativas e definir objetivos.

 

Perfil do público-alvo

É importante direcionar o projeto para o público-alvo do cliente, desta forma, o sucesso do projeto será maior. É necessário saber se comunicar com um potencial consumidor e para isso acontecer, deve-se traçar o perfil do publico-alvo no briefing.

 

Panorama do mercado atual

Como está o mercado atualmente? Quais as tendências? O que vai ser bom e o que não vai ser? Entender o mercado é importante para evitar rejeição das pessoas quando lançar o projeto. Para isso é recomendado fazer pesquisas e mais pesquisas sobre o mercado do cliente.

 

Objeções

Nessa seção o cliente vai informar o que ele não quer de jeito nenhum. Em outras palavras, ele vai te ajudar a não ter um projeto reprovado antes mesmo de começar.

 

Prazos

Muitos clientes não tem a noção de tempo para se desenvolver um site, uma identidade visual, um projeto editorial, etc, então, é recomendado saber se ele tem alguma urgência e qual a expectativa dele em relação ao prazo. Deixe tudo alinhado para não haver problemas depois.

Vale lembrar que cada caso é um caso e o mais importante é se adaptar a cada um. Experimente fazer diversos briefing até chegar no ideal para cada tipo de projeto.

Você já teve algum problema relacionado ao briefing? Conta aqui embaixo qual é sua experiência em relação a isso.

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Autor Péricles Christian

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