Brainstorming

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22 mar, 2018 0

Brainstorming: Conheça a técnica mais usada no mercado publicitário para criação de campanhas

Você sabia que existe uma técnica chamada “tempestade cerebral”? É uma técnica criada em 1948 pelo publicitário norte-americano Alex Osborn. O nome original é Brainstorming, essa técnica consiste em reunir pessoas para obter o maior número possível de ideias a fim de solucionar determinado problema.

Essa técnica é utilizada em muitas agências de publicidade e marketing levando a máxima de que duas cabeças pensam melhor que uma. Aprenda neste post mais sobre essa técnica que ajuda muitos profissionais a chegarem em soluções brilhantes!

 

Como executar uma reunião de brainstorming?

Não existe receita mágica, o brainstorming pode ser ajustado para cada realidade necessária. Claro que existem passos importantes que devem existir em qualquer reunião de brainstorming, como por exemplo, a escolha de um facilitador para dirigir a reunião, um tempo para que cada um presente manifeste suas ideias – sem censura, a avaliação e escolha(s) da(s) melhor(es) ideias e determinar o método de execução da ideia.

Portanto, uma boa sessão de brainstorming terá os seguintes passos:

  • Escolha de um facilitador
  • Explicação do problema
  • Tempo necessário para cada participante expor suas ideias
  • Escolher e avaliar as melhores ideias
  • Definir como será executado a ideia vencedora

É importante seguir esses passos mas, também é importante, adaptar conforme o problema ou o estilo dos participantes. Existem diversas técnicas que podem complementar o brainstorming, o Crazy 8 é uma delas.

 

Qual o momento certo de usar?

O brainstorming ficou popular no mercado publicitário e de marketing para criação de campanhas, mas pode ser utilizado em diversos momentos. A técnica passou a ser usada no meio de gestão de processos, e em outras etapas. O brainstorming também pode ser usado no desenvolvimento de ideias para um produto.

Resumindo, o brainstorming pode ser usado para diversas situações. O fator determinante para a utilização da técnica é a “existência de um problema”.

Reunião de brainstorming
Post-it são muito usados.

 

Como garantir um brainstorming com resultados?

Nem sempre é fácil ter o resultado desejado. Aqui estão algumas dicas para ter o resultado desejado.

Entender o problema

Não se engane achando que após o briefing com o cliente é hora de reunir as pessoas em uma sala e começar a ter milhares de ideias. Há um processo até chegar no momento de gerar as ideias.

Comece pesquisando sobre o problema, estude bastante o cliente, pratique a empatia e descubra dados que podem qualificar ainda mais o resultado da pesquisa. Mas pra que? Para boas ideias serem geradas, os participantes precisam entender afundo o problema do cliente.

Apresentar a pesquisa aos participantes antes de iniciar o brainstorming

Mostre o resultado da pesquisa para os participantes, e peça que falem de suas respectivas pesquisas também. Dessa forma, as pessoas se sentirão parte do projeto e o melhor de tudo: estarão aptas a construir boas ideias.

Portanto, o brainstorming é uma excelente forma de iniciar um desenvolvimento de um produto, serviço, campanha, etc. Mas é apenas parte do processo. Use com sabedoria e não se esqueça de estudar bem o problema.

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Autor Péricles Christian

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